Sobre a Revista

A RAG é uma revista de acesso gratuito, contudo, com uma base científica credível, certificada pelo International Standard Serial Number (ISSN) e constituída por uma comissão científica de reconhecimento internacional. Surgiu como iniciativa do CICGA em associação com o Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto, com o intuito de estimular a produção de trabalhos científicos e servir como janela de oportunidade para divulgação de trabalhos produzidos pela nova geração de estudantes, professores e de investigadores nos seus mais variados domínios das geociências e geoengenharias. Portanto, permitirá com que tanto os profissionais da área como o público em geral tenham à disposição os acontecimentos científicos mais actuais e mais relevantes de uma forma fácil, rápida e grátis. A RAG será a primeira deste gênero em Angola.

As linhas de investigação da RAG estão directamente relacionadas com as geociências e geoengenharias, nomeadamente: Geologia, Engenharia de Petróleos, Geofísica, Engenharia Mineria, Engenharia Geográfica, Ambiente, Construção Civil e outras áreas afins. 

 

1.1.       Normas e critérios de publicação

  • Tipo de trabalhos publicados e idiomas

A RAG publicará trabalhos com dados e resultados originais e inéditos de pesquisas técnicas e científicas em forma de artigos científicos, apresentações de casos de estudo, revisões de literatura, resultados de ensaios laboratoriais e artigos históricos sobre a vida de profissionais nos domínios temáticos e resumos estendidos redigidos em português, inglês ou espanhol. Além disso, cada edição contará com um editorial cujo responsável é o diretor da Revista e abordará um tema de interesse para a comunidade geocientista angolana.  

1.2.       Apresentação do trabalho

Espera-se que o trabalho tenha os seguintes elementos

1) Título, coerente com o conteúdo.

2) Nomes do(s) autor(es), completos e por extenso.

3) Instituição(ões)/empresa(s) a que se vincula(m), com endereço(s) (identificação da instituição, CEP, cidade, estado, endereço eletrônico), completos e sem abreviaturas ou siglas.

4) Sumário dos itens e subitens, mostrando a hierarquia deles.

5) Resumo de até 200 palavras, em parágrafo único, sem incluir citações bibliográficas, seguido de até cinco palavras-chave que reflitam a natureza e conteúdo do trabalho e escritos na língua utilizada no artigo.

6) Título, resumo e palavras-chave vertidos para outra língua dentre as indicadas acima.

1.3.       Estruturação do trabalho

 A estruturação do artigo deve ser ressalvada à natureza do trabalho que exija explanação diferente e mais adequada à boa exposição das informações:

  • Introdução, contextualizando o trabalho e definindo o objetivo do artigo.

          1) Materiais, métodos e técnicas.

          2) Apresentação de dados.

          3) Discussão e interpretação dos resultados.

          4) Conclusão ou considerações finais.

          5) Agradecimentos.

          6) Lista das referências bibliográficas citadas.

  • A hierarquia de itens e subitens deve ser feita em até 5 níveis:

1) Nível 1: negritado, em maiúsculas, centrado. Ex.: INTRODUÇÃO.

2) Nível 2: negritado, caixa alta, alinhado à esquerda. Ex.: LITOLOGIA.

3) Nível 3: negritado, primeiras letras em maiúsculas e as demais em minúsculas, alinhado à esquerda. Ex.: Aspectos do Relevo.

4) Nível 4: itálico, negritado, primeiras letras em maiúsculas e as demais em minúsculas, alinhado à esquerda. Ex.: Xistos do Grupo do rio Giraul.

5) Nível 5: itálico, não-negritado, primeiras letras em maiúsculas e as demais em minúsculas, alinhado à esquerda. Ex.: Característícas Texturais dos Sedimentos.

1.4.       Entrega do trabalho

  1. O texto deve ser elaborado em folhas A4, margens de 2 cm, espaço duplo, recuos (parágrafos) de 0,5 cm, fonte Times New Roman de 12 pontos, sem formatação, sem hifenização, utilizando o Winword para IBM-PC. Extensão: até 30 páginas, incluindo texto, ilustrações e referências bibliográficas. Não são aceitos textos escaneados.
  2. Unidades e símbolos de medidas devem seguir o sistema de padronização
    1. internacional (exs.: M para milhão, G para bilhão, m, cm, km, kb, MPa).
    2. Símbolos não-usuais e abreviaturas, quando utilizados, devem ter os significados
    3. explicitados quando da primeira citação no texto.
    4. Equações e fórmulas devem ser inseridas no texto em formato JPG. Todos os símbolos e abreviaturas utilizados devem ter seus significados explicitados. Se forem citadas no texto podem ser numeradas com algarismos arábicos sucessivos, colocados à direita.
  3. Palavras estrangeiras e citações, se usadas, devem aparecer em itálico.
  4. Notas de rodapé não são aceitas (inclusive para indicação dos nomes de instituições ou empresas). Eventuais notas complementares podem ser inseridas no fim do texto, referidas como APÊNDICES, limitados à exposição de detalhes imprescindíveis à compreensão do texto (p. ex., minúcias de ensaios, deduções de equações).
  5. A redação deve ser impessoal (terceira pessoa).

1.5.       Ilustrações:

  1. a) As ilustrações e suas legendas devem ser apresentadas em separado do texto, com as respectivas legendas. Mas tem que indicarse no texto onde será inserida a ilustração.
  2. b) São ilustrações:

1) Tabelas (sem molduras verticais das células) e QUADROS (com molduras horizontais e verticais das células) elaboradas no Winword ou Excel, dispostas em formato Retrato.

2) Figuras que são mapas, perfis, diagramas e assemelhados, em Preto & Branco, em tons de cinza ou coloridas, numeradas sequencialmente com algarismos arábicos, na ordem de inserção no texto. As figuras devem ser apresentadas em formato cdr ou cad (CorelDraw, Auto Cad), que permita elaboração para o padrão da revista. No texto devem ser apontados os locais de inserção em uma linha logo após o parágrafo em que é feita a primeira citação.

3) Fotos, Fotomicrografias, Imagens e assemelhados, e Pranchas, que são quadros de tais documentos. Devem se apresentadas em tons de cinza, em originais ou escaneadas em formato jpg, com resolução mínima de 300 dpi. Não são aceitas cópias xerográficas. Inserir escala gráfica, se necessário. Indicações devem ter tamanhos ou espessuras que comportem redução e visibilidade no tamanho de largura máxima entre 8 a 17 cm (largura útil da página impressa).

4) Ilustrações coloridas estão liberadas.

1.6.       Citações bibliográficas 

As citações bibliográficas debem cumprir a norma ISO 690. O formato apresentase a seguir:

  1. a) Citações no texto:

1) De um autor – ex.: Adams (1989), (Adams, 1996);

2) De dois autores – exs.: Cox & Singer (1986), (Cox & Singer, 1986);

3) De trabalhos de mais de 2 autores – exs.: Lopes et al. (1992), (Lopes et al., 1992);

4) De mais de um trabalho do mesmo autor e do mesmo ano ou de anos distintos – exs.: Johnson (1995a, b, c); Roberts (1996, 1997); (Johnson, 1995a, b; Roberts, 1996a, b, 1997);

5) Para citações indiretas, usar segundo em vez de apud – ex.: Lucas (1975, segundo Silva, 1993).

6) Evitar o uso de op. cit. – ex.: Martins (1998) em vez de Martins (op. cit.).

  1. b) Lista de Referências Bibliográficas:

1) Seguir a ordem alfabética dos nomes dos autores e numerar consecutivamente. Se houver mais de um trabalho do(s) mesmo(s) autor(es) num ano, indicar no final (a), (b), (c)...

2) Entrada de um autor – ex.: SILVA, A.L. DA.

3) Entrada de dois autores – ex.: SILVA, J.L. & RUIZ, A. DA S.

4) Entrada de três ou mais autores – citar todos. Ex.: LIMA, E.S.; MARQUES, J.S.; CAMPOS, A.

5) Exemplos de citação de publicações: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, página)

 

1.7.       Política de direito autoral adotada

Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-Non Commercial License (CCANCL) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

Os dados, informações e conceitos emitidos nos trabalhos são de inteira responsabilidade dos autores. O autor ou primeiro autor não responde simplesmente pela autorização de sua publicação, mas também pela cessão de direitos autorais à revista.

Os autores que publicam os resultados das suas investigações receberão um certificado, validando as pesquisas científicas publicadas.