Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • Como principal autor, declaro que todos os autores estão cientes de que estou enviando este manuscrito para publicação na Revista Angolana Geociencias e que eles leram e revisaram sua forma final e concordam com todos os termos dessas etapas de envio.
  • O trabalho que estou enviando para a Revista Angolana de Geociências é original e inédito e não foi submetido para publicação em outra revista
  • Ao enviar o trabalho, assumo a responsabilidade de cumprir a norma estabelecida pela revista, enviando todos os documentos no formulário solicitado e que, caso contrário, o artigo não será aceito ou avaliado.
  • Durante o processo de submissão, inserirei no sistema todos os metadados correspondentes a cada autor do trabalho: nome completo, afiliação institucional e endereço de email de cada autor

 

TIPO DE TRABALHO PUBLICADO

A revista publica artigos com dados e resultados originais e inéditos de pesquisas científicas e técnicas, redigidos em português, inglês ou espanhol.

 

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

a) O trabalho deve ter:

1)       Titulo, coerente com o conteúdo.

2)       Nomes do(s) autor(es), completos e por extenso.

3)       Instituição(ões)/empresa(s) a que se vincula(m), com endereço(s) (logradouro, CEP, cidade, estado, endereço eletrônico), completos e sem abreviaturas ou siglas.

4)       Sumário dos itens e subitens, mostrando a hierarquia deles.

5)       Resumo de até 200 palavras, em parágrafo único, sem incluir citações bibliográficas, seguido de até cinco palavras-chave que reflitam a natureza e conteúdo do trabalho e escritos na língua utilizada no artigo.

6)       Título, resumo e palavras-chave vertidos para outra língua dentre as indicadas acima.

 

b) A estrutura do artigo deve ter ressalvada a natureza do trabalho que exija explanação diferente e mais adequada à boa exposição das informações:

1)       Introdução, contextualizando o trabalho e definindo o objetivo do artigo.

2)       Materiais, métodos e técnicas.

3)       Apresentação de dados.

4)       Discussões, interpretações e resultados.

5)       Conclusões ou considerações finais.

6)       Agradecimentos.

7)       Lista das referências bibliográficas citadas.

 

c) A hierarquia de itens e subitens deve ser feita em até 5 níveis:

1)       Nível 1: negritado, em maiúsculas, centrado. Ex.: INTRODUÇÃO.

2)       Nível 2: negritado, caixa alta, alinhado à esquerda. Ex: Litologia.

3)       Nível 3: negritado, primeiras letras em maiúsculas e as demais em minúsculas, alinhado à esquerda. Ex.: Aspectos do Relevo.

4)       Nível 4: itálico, negritado, primeiras letras em maiúsculas e as demais em minúsculas, alinhado à esquerda. Ex.: Xistos do Grupo do rio Giraul .

5)       Nível 5: itálico, não-negritado, primeiras letras em maiúsculas e as demais em minúsculas, alinhado à esquerda. Ex.: Característícas Texturais dos Sedimentos.

 

ENTREGA DO ARTIGO

Os artigos devem ser enviados no seguinte formato.
- Um arquivo independente com os nomes e afiliação de todos os autores (máximo 4)

- Um arquivo mostrando a participação de cada autor no trabalho que eles enviam para serem avaliados e a declaração de possíveis conflitos de interesse, se existirem. Se não houver, então uma declaração explícita de que não há conflitos.

- Um arquivo com o texto do artigo, sem os autores.

- Os arquivos correspondentes às figuras no formato JPG ou TIFF com a qualidade necessária (no mínimo 300 dpi) e as legendas, escalas ou outras informações do tipo texto de forma legível.

ELABORAÇÃO DO ARTIGO

a) O texto deve ser elaborado em folhas A4, margens de 2 cm, espaço duplo, recuos (parágrafos) de 0,5 cm, fonte Times New Roman de 12 pontos, sem formatação, sem hifenização, utilizando o Winword para IBM-PC. Extensão: até 30 páginas, incluindo texto, ilustrações e referências bibliográficas. Não são aceitos textos escaneados.

1)       Unidades e símbolos de medidas devem seguir o sistema de padronização internacional (exs.: M para milhão, G para bilhão, m, cm, km, kb, MPa). Símbolos não-usuais e abreviaturas, quando utilizados, devem ter os significados explicitados quando da primeira citação no texto.

2)       Equações e fórmulas devem ser inseridas no texto em formato JPG. Todos os símbolos e abreviaturas utilizados devem ter seus significados explicitados. Se forem citadas no texto podem ser numeradas com algarismos arábicos sucessivos, colocados à direita.

3)       Palavras estrangeiras e citações, se usadas, devem aparecer em itálico.

4)       Notas de rodapé não são aceitas (inclusive para indicação dos nomes de instituições ou empresas). Eventuais notas complementares podem ser inseridas no fim do texto, referidas como APÊNDICES, limitados à exposição de detalhes imprescindíveis à compreensão do texto (p. ex., minúcias de ensaios, deduções de equações).

5)       A redação deve ser impessoal (terceira pessoa).

 

ILUSTRAÇÕES

a) As ilustrações e suas legendas devem ser apresentadas em separado do texto, com as respectivas legendas.

b) São ilustrações:

1)       TABELAS (sem molduras verticais das células) e QUADROS (com molduras horizontais e verticais das células) elaboradas no Winword ou Excel, dispostas em formato Retrato.

2)       FIGURAS, que são mapas, perfis, diagramas e assemelhados, em Preto & Branco, em tons de cinza ou coloridas, numeradas seqüencialmente com algarismos arábicos, na ordem de inserção no texto. As figuras devem ser apresentadas em formato cdr ou cad (CorelDraw, Auto Cad), que permita elaboração para o padrão da revista. No texto devem ser apontados os locais de inserção em uma linha logo após o parágrafo em que é feita a primeira citação.

3)       FOTOS, FOTOMICROGRAFIAS, IMAGENS e assemelhados, e PRANCHAS, que são quadros de tais documentos. Devem se apresentadas em tons de cinza, em originais ou escaneadas em formato jpg, com resolução mínima de 300 dpi. Não são aceitas cópias xerográficas. Inserir escala gráfica, se necessário. Indicações devem ter tamanhos ou espessuras que comportem redução e visibilidade no tamanho de largura máxima entre 8 a 17 cm (largura útil da página impressa).

c) Ilustrações coloridas estão liberadas.

 

CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

Recomenda-se o uso da norma ISO-690

a) Citações no texto:

1)       de um autor – ex.: Adams (1989), (Adams, 1996);

2)       de dois autores – exs.: Cox & Singer (1986), (Cox & Singer, 1986);

3)       de trabalhos de mais de 2 autores – exs.: Lopes et al. (1992), (Lopes et al., 1992);

4)       de mais de um trabalho do mesmo autor e do mesmo ano ou de anos distintos – exs.: Johnson (1995a, b, c); Roberts (1996, 1997); (Johnson, 1995a, b; Roberts, 1996a, b, 1997);

5)       Para citações indiretas, usar segundo em vez de apud – ex.: Lucas (1975, segundo Silva, 1993).

6)       Evitar o uso de op. cit. – ex.: Martins (1998) em vez de Martins (op. cit.).

b) Lista de REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

1)       Seguir a ordem alfabética dos nomes dos autores e numerar consecutivamente. Se houver mais de um trabalho do(s) mesmo(s) autor(es) num ano, indicar no final (a), (b), (c)...

2)       Entrada de um autor – ex.: SILVA, A.L. DA.

3)       Entrada de dois autores – ex.: SILVA, J.L. & RUIZ, A. DA S.

4)       Entrada de de três ou mais autores – citar todos. Ex.: LIMA, E.S.; MARQUES, J.S.; CAMPOS, A.