Projecto do muro de arrimo cantilever aplicando o Eurocódigo 7
Inflência do ângulo característico de resistência ao cisalhamento
Palavras-chave:
Eurocode 7, Abordagem de projecto, Muro de arrimo em balanço, Ângulo característico de resistência ao cisalhamento, Condição não drenadaResumo
O Eurocode 7 é a norma europeia para estruturas geotécnicas de projecto e está actualmente sendo revisado. Em primeiro lugar, a visão era incentivar o livre comércio entre os estados membros europeus e a harmonização das especifiações técnicas. No entanto, esse novo conceito resultou em vários desafis para muitos projectistas, especialmente quando e como introduzir os estados limites e factores parciais em algumas abordagens de design para determinar uma dimensão de design económica. No entanto, um projecto mais económico pode levar a riscos em potencial, principalmente quando factores como natureza e tamanho da estrutura, parâmetros do solo, topografi e situações de águas subterrâneas não são levados em consideração. Portanto, um equilíbrio adequado entre segurança, economia e metodologia é relevante para evitar riscos desnecessários, gastos fianceiros e erros inconvenientes. Este artigo pretende determinar o projecto de um muro de arrimo em cantilever aplicando o Eurocode 7 usando três abordagens diferentes de projecto em perspectiva geral, analisando o efeito do ângulo característico de resistência ao cisalhamento no sistema quando submetido a condições não drenadas. Isso foi realizado através da criação de uma ferramenta de projeto baseada em planilha, focada principalmente na falha geotécnica do estado fial do limite (ULS). Os resultados mostram que o ângulo característico da resistência ao cisalhamento está intrinsecamente relacionado às propriedades do solo. Quanto mais denso o solo, maior o fortalecimento do cisalhamento. Portanto, o aumento de seu ângulo aumentou nas taxas gerais de factor desegurança. Por outro lado, no entanto, o ângulo característico da resistência ao cisalhamento para suportarsolos coesos tende a sofrer uma falha mais acentuada do que para deslizar quando o grau de atrito é menor.